A Polícia da República de Moçambique (PRM), na cidade de Chimoio, província de Manica, deteve, no sábado, um cidadão por falsificar notas da nova série do Metical.
O indiciado terá falsificado quatro notas de metical da nova família com recurso a uma máquina impressora no seu local de trabalho.
O cidadão foi detido em flagrante em um estabelecimento comercial pertencente a um cidadão chines, onde pretendia adquirir máquina de barbear.
Aos jornalistas o indiciado confessou a ousadia, mas recusou precisar o nome do seu local de trabalho para proteger o patronato, que, segundo o próprio, nada teve a ver com o crime.
“Na verdade, numa quarta-feira, tive essa ideia de fotocopiar dinheiro porque sairia colorido e daí continuei. Fotocopiei na sexta-feira e, no sábado, como eu já tinha a ideia de comprar aquelas máquinas, entrei aí no china e ele apercebeu-se que eram falsas. E daí eu saí em fuga e fui capturado pela população”, contou o indiciado.
O Chefe do Departamento das Relações Pública, no Comando provincial da PRM, em Manica, Mouzinho Manasse, explicou que o comerciante da loja foi que descobriu tratar-se de dinheiro falsificado e comunicou à polícia.
“O proprietário da loja, vendo as notas falsas, comunicou a polícia e graças à pronta intervenção da polícia, foi possível neutralizar e apreender o valor que estava para ser usado na compra das maquinas”, disse.
Deixe uma resposta