Desapareceram 10 quarteirões em Magoanine “A” devido a inundações

Desapareceram 10 quarteirões em Magoanine “A” devido a inundações

As chuvas que caíram na cidade de Maputo nos últimos dois anos levaram ao desaparecimento de cerca de 10 dos 15 quarteirões no bairro de Magoanine “A”.

Em consequência das inundações, mais de 300 famílias perderam seus bens e encontraram refúgios em centros de acomodações. Só no bairro, há mais de duas mil famílias em risco.

Moradores ouvidos pela edilidade dizem que ainda têm o sonho de regressar as suas residências, entretanto, desde o ano de 2021 apenas se contentam nas promessas de dias melhores.

“À medida que o tempo passa a zona está a ficar cada vez mais pequena. Se chover novamente está rua toda será encolhida, não vai ficar nada”, disse, Chimene Matusse, um morador citado pela STV, numa audiência com o Presidente do Município.

Os moradores dos cinco quarteirões em iminência de afundar dizem-se fartos das promessas da edilidade e agouram por soluções urgentes.

“Esse problema que ninguém vê porque está aqui no interior do bairro pode crescer e chegar aqui onde estamos”, disse outro morador.

Falando para os habitantes, Rasaque Manhique disse estar a trabalhar para encontrar soluções como reassentamento para as famílias em situações mais lamentáveis, bem como a criação de passagem das águas.

“A partir de agora vamos trabalhar. É preciso entender, com muita dor, que a nossa população tem carências”, disse, anuindo que a realocação de pessoas a novos bairros “não resolve o problema”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.