Os deputados do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) poderão tomar posse dos seus assentos na Assembleia da República a partir desta segunda-feira, avançou, no domingo, o Presidente do Partido, Lutero Simango.
“Os deputados do MDM eleitos para a Assembleia da República vão tomar posse a partir de amanhã. Do nosso lado, as condições estão criadas para a tomada de posse, aguardando a confirmação por parte das autoridades da Assembleia da República” disse.
À semelhança do partido Renamo, o MDM boicotou a tomada de posse no dia 13 de Janeiro, em reivindicação da reposição da verdade eleitoral.
“Não tomamos posse para transmitir, ao Governo do Dia, que o diálogo político nacional é um imperativo nacional, de modo que os moçambicanos possam encontrar e normalizar a vida sócio política do país” referiu.
Entretanto, Simango referiu que o partido fez a sua parte, dando a conhecer ao país e ao mundo que reconhece e discorda dos resultados legitimados pela Comissão Nacional (CNE) de Eleições e o Conselho Constitucional.
“Vamos tomar posse porque já cumprimos a nossa missão política e estratégica, que visava, em primeiro lugar, dizer ao mundo e, em particular, aos moçambicanos, que não reconhecíamos os resultados anunciados pela CNE e depois confirmados pelo Acórdão do Conselho Constitucional” disse.
O MDM conta com oito deputados na X legislatura, mais dois do que na IX.
Deixe uma resposta