Deputado Federal Alemão visita Moçambique

O Deputado Federal e Membro do Comité de Cooperação e Desenvolvimento do Parlamento alemão, Dr. Jan-Niclas Guesenhues, efectuou uma visita oficial à Moçambique entre os dias 6 e 10 do Março do presente ano com o principal objectivo de aprofundar as relações de amizade e de cooperação entre a Alemanha e Moçambique.

Durante a sua estadia em Moçambique, o Deputado Federal manteve encontros oficiais com Sua Excelência o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da República de Moçambique, Manuel José Gonçalves, onde se inteirou sobre a situação politica no país, com particular destaque para a situação de Cabo Delgado, caracterizada pela luta que o Governo e parceiros estão a travar contra o terrorismo. Na sequência, o Deputado Federal reuniu-se igualmente com o Comandante da missão de formação da União Europeia em Moçambique (EUTM Moçambique), Brigadeiro-General Pires, onde trocaram pontos de vista sobre o processo de capacitação das unidades das Forças Armadas de Moçambique.

Antes de se deslocar à Província de Cabo Delgado para se inteirar no terreno sobre a situação humanitária e de instabilidade que se vive no norte do país em virtude dos ataques terroristas, o Deputado Federal e Membro do Comité de Cooperação e Desenvolvimento manteve encontros com representantes dos partidos políticos no parlamento, nomeadamente, as bancadas parlamentares da FRELIMO, RENAMO e MDM, bem assim com diferentes actores e representantes da sociedade civil.

Já na província de Cabo Delgado, o Deputado alemão foi recebido em encontros de trabalho por Sua Excelência o Secretário de Estado da Província, Sua Excelência o Governador da Província e igualmente pelo Excelentíssimo Presidente da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN).

“Estes encontros permitiram que nos inteirássemos mais ainda sobre os desafios que a Província enfrenta e sobre os planos do Governo para fazer face aos mesmos, em especial no âmbito do Plano de Reconstrução de Cabo Delgado”, disse o deputado alemão

A Alemanha é o segundo maior doador bilateral de ajuda humanitária do mundo. Já canalizou cerca de 43 milhões de euros para Agências das Nações Unidas e ONGs, sendo que maior parte do valor foi destinado a Cabo Delgado. É neste contexto, que se deslocou ao Distrito de Metunge para igualmente se inteirar sobre as actividades da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), e visitar o centro de reassentamento de Nanjua.

Antes de terminar a sua visita à província, o Deputado Federal esteve reunido com os Representantes das Confissões Religiosas, num encontro organizado pela COREM e apreciou os esforços que as mesmas têm levado a cabo no sentido de dar algum conforto aos seus fiéis neste momento difícil.

E porque parte da ajuda humanitária alemã é destinada a mitigação das consequências dos desastres naturais (ciclones, seca) no país, acompanhado pela Excelentíssima Administradora do Distrito de Macomia e do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD), o Deputado Federal efectuou uma visita a cidade onde de perto pôde constatar os estragos causados pelas mudanças climáticas.

Em conferência de imprensa, o Deputado Federal e Membro do Comité de Cooperação e Desenvolvimento do Parlamento alemão sublinhou o seguinte:

“Apesar da difícil situação actual que se vive na Europa, nós, enquanto deputados do Parlamento Europeu, estamos a analisar de perto o desenvolvimento do conflito em Cabo Delgado. Nos encontros, ficou claro que a presença militar em Cabo Delgado também estabilizou a situação por enquanto, contudo, o conflito está longe de terminar. Precisamos de ajuda humanitária para as muitas pessoas deslocadas e afectadas. Os encontros centraram-se também noutros domínios com oportunidades de uma cooperação mais estreita entre os nossos países.”, considerou.

Partilhar este artigo