O candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo, já não é mais o Secretário-Geral interino do partido, um cargo ou posição não prevista nos estatutos.
Assim, Chapo foi indicado e proclamado, oficialmente, como o Secretário-Geral do Partido, hoje, na Escola do partido na Matola, onde decorre a sessão de debate da proposta do manifesto eleitoral.
“Interino, são as pessoas que dizem. O que está nos estatutos é Secretário-Geral. A Comissão Política designa o Secretário-Geral. Portanto, não é interino, é só isto que queria esclarecer”, disse um membro do partido presente na sessão, citado pela Rádio Moçambique.
Em seguida, o Presidente do Partido, Filipe Nyusi, sugeriu: “está a dizer palavra interino podemos retirar?!”. A questão foi à votação e ficou determinado que se “podia avançar”.
Chapo tinha sido nomeado Secretário-Geral interino na sessão do Comité Central da Frelimo de 13 de Maio último, após a renúncia de Roque Silva. Foi na sessão em que Chapo foi eleito candidato presidencial do partido para as eleições gerais de 09 de Outubro próximo.
Deixe uma resposta