O jogador português, Cristiano Ronaldo, e o bilionário de Singapura, Peter Lim, pretendem “linkar” fãs e profissionais de futebol em uma única plataforma, a ZujuGP. Trata-se de uma comunidade digital emergente construída em torno do futebol, dirigida por Kiat Lim, filho de Peter Lim, e liderada por CR7.
A startup visa impulsionar a comunicação e o comércio na plataforam já com quatro bilhões de fãs, permitindo-lhes assistir a jogos em directo virtualmente, comprar mercadorias, interagir com jogadores e apostar. Também visa tornar mais fácil para os proprietários de clubes, agentes e scouts descobrir e desenvolver jogadores talentosos.
C. Ronaldo e P. Lim (presidente do Valência e detentor dos títulos empresariais de Cristiano Ronaldo) abordaram o assunto há tempos, mas a pandemia atrasou a implementação do plano. Entretanto, o ano foi um tempo que serviu para eles aperfeiçoarem a ideia. Assim, tencionam testá-la em fase beta no primeiro semestre do próximo ano.
O ZujuGP promete muito. ZujuGamePlay será uma plataforma imersiva para os fãs assistirem juntos aos jogos e colaborarem “numa economia em pleno funcionamento que abrange o mundo real e digital”. A empresa apelida-o de “footballverse”, muito na veia das visões metaversas formuladas por empresas como Facebook Inc. e Epic Games Inc.
ZujuGP Exchange vai oferecer uma plataforma de contratação onde os talentos, profissionais e clubes de contratação podem fazer negócios. A empresa diz que vai alimentá-la com inteligência artificial e que a vai proteger com tecnologia de cadeia de bloqueio. A ZujuGP Rank, finalmente, será uma academia de futebol digital que oferece treino de desempenho e exercícios especializados.
“Zuju” é uma peça de teatro sobre o nome “Cucu”, que significa “Pontapé”. A sua origem é “Cuju”, um antigo jogo chinês considerado a forma mais antiga de futebol registada.