O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciou, esta sexta-feira, que o Canadá doou mais de um milhão de doses de vacinas contra a covid-19 da fabricante AstraZeneca a Moçambique, no âmbito da iniciativa Covax.
O comunicado da Unicef esclarece que esta remessa de doses “complementa as 12.481.620 doses já obtidas pelo Governo moçambicano, totalizando 13.650.420 doses”.
O sistema das Nações Unidas em Moçambique tem trabalhado com as autoridades nacionais, empresas e a sociedade civil para identificar e atender às necessidades da população na resposta à crise sanitária e aos seus efeitos socioeconómicos.
O mecanismo Covax, liderado pela Coligação para a Inovação na Preparação para Epidemias (Cepi), da Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que trabalham em parceria com a Unicef, prevê o fornecimento de vacinas para 20% da população de cada país participante.
No mesmo dia, a Cruz Vermelha de Moçambique doou ao Ministério da Saúde 30 máquinas de concentração de oxigénio terapêutico e 30 mil unidades de máscaras FFP2.
Moçambique tem um total acumulado de 2.183 mortes e 224.347 casos de covid-19, dos quais 96% recuperados da doença.