COP28: Moçambique prepara-se para apresentar investimentos milionários na cimeira do clima deste ano  

COP28: Moçambique prepara-se para apresentar investimentos milionários na cimeira do clima deste ano  

Moçambique deverá anunciar pactos climáticos milionários na próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), entre 30 de Novembro e 12 de Dezembro, no Dubai, Emirados Árabes Unidos.

Entre os anúncios, o destaque vai para o investimento de 4,5 mil milhões de dólares em um projectos de transporte de energia hidroeléctrica, avança o Money Web, citando a Directora Nacional Adjunta do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, Marcelina Mataveia, que falava em uma entrevista, na quarta-feira, em Nairobi, Quénia.

Ela terá dito que esse investimento se enquadra na estratégia de transicção energética que abrange as áreas da indústria e transporte, e que o plano geral será anunciado na COP28.

Na cimeira, o país vai ainda tentar garantir um pacto de transicção energética com os países mais desenvolvidos do mundo.

O plano de transição energética também incluirá soluções fora da rede para comunidades remotas e a mudança gradual da frota de transportes de gasolina e diesel para carros eléctricos e biocombustíveis, disse Mataveia.

A ideia é que o país aproveite o seu potencial energético (hidrológico, solar e eólico) em benefícios das comunidades nacionais e dos países vizinhos, conforme escreve o portal.

Para já, sabe-se que a Alemanha está em conversações com Moçambique sobre projectos de energia. Em Nairobi, os Emirados Árabes Unidos disseram que vão investir milhares de milhões de dólares no sector energético em África.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.