A Polícia do Conselho Municipal de Maputo apreendeu, na quarta-feira (07), quatro de um total de 21 viaturas cujos automobilistas se dedicam a prática de transporte de pessoas e bens mediante cobrança sem autorização legal.
Avança o Notícias que na operação, seis viaturas foram bloqueadas e removidas à reboque para o parque da corporação onde aguardam os proprietários para seguir os protocolos legais das apreensões.
São veículos de até oito lugares que circulam na Avenida Julius Nyerere, a partir da Praça dos Combatentes (Xiquelene), e levam pessoas até a entrada da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e/ou a Praça do Destacamento Feminino “Maringwè”, na mesma avenida. É uma rota de cerca de três quilómetros.
Segundo o jornal, a porta-voz da Polícia Municipal, Arsénia Miambo, essas praças “piratas” que se instalaram na Praça dos Combatentes, UEM e Praça do Destacamento Feminino foram constatadas há cerca de seis meses. No entanto, o MZNews sabe que, na verdade, a actividade recrudescente é desenvolvida há cerca de dois anos, aos olhos colaborativos das polícias Municipal, de Protecção e de Trânsito. Nos períodos de pico os agentes até regulam o trânsito no local, mas também permitem estacionamento desordeiro nas bermas da rotunda.
O município apelou aos automobilistas para legalizarem a actividade, mas a falta de adesão está a culminar com a recolha dos veículos.
“O período de sensibilização terminou na terça-feira, e ontem, uma equipa deslocou-se ao local para aplicar as medidas correctivas aos ilegais. Ao aperceberem-se da presença policial os automobilistas abandonaram as viaturas”, disse a porta-voz.
Deixe uma resposta