Conheça o top cinco dos maiores bancos de África segundo a The Banker

Conheça o top cinco dos maiores bancos de África segundo a The  Banker

No Top cinco dos maiores bancos de África quatro são sul africanos, segundo The Banker. O Standard Bank fortaleceu a posição como o maior credor do continente, posição que ocupa há mais de duas décadas com um ganho de 5,8% na base de capital de nível 1. Segundo notícias do Mercado, é o único dos quatro maiores a registar tal aumento. Entretanto, ao nível do top 1000, o Starndard Bank caiu cinco lugares, ocupando ao momento posição 157º lugar.

Na segunda posição segue o FirstRand, listado na Bolsa de Valores de Joanesburgo (JSE) e na Bolsa de Valores da Namíbia (NSX), a FirstRand Limited é a maior instituição financeira por capitalização de mercado em África, a sua classificação de capital de nível 1 é de 7,746 milhões de dólares no ranking, permanecendo em segundo lugar no continente, com a base de capital de Nível 1 com queda de 15,5%.

O Absa Group tido como um dos maiores grupos de serviços financeiros diversificados de África pela Bolsa de Valores de Joanesburgo e com presença em 14 países, ocupa a terceira posição com um capital de nível 1 avaliado em 7, 6 milhões de dólares.

O NedBanc Group, na quinta posição do ranking, com um capital de nível 1 avaliado em 5, 5 milhões de dólares.

Fora da África do Sul, o banco opera em cinco países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), por meio de subsidiárias e bancos no Lesoto, Moçambique, Namíbia, Swatini (Suazilândia) e Zimbábue, até junho de 2021 os seus activos totais eram de 1,2 trilhões Randes.

Apesar de estar atrás do FirstRand e do Absa na classificação principal do Top 1000, o NedBank é o terceiro na tabela de desempenho geral do país, em grande parte graças ao desempenho mais forte nas métricas de eficiência operacional e de liquidez.

Depois de registar ganhos em todos os níveis em 2019, apenas três dos sete credores do país nas classificações de 2021 viram um aumento na posição de capital de nível 1 em 2020, à medida que maiores deficiências afetaram os balanços destes bancos.

Apenas o Banco do Egipto, o National Bank of Egypt constava na lista dos cinco maiores bancos de África, posto na quarta posição, com um capital de nível 1 de 5, 463 milhões de dólares.

É conhecido como o banco comercial mais antigo do Egipto, responsável pela emissão e gestão de certificados de investimentos em nome do governo daquele país. Os activos totais do NBE representavam 31,5% dos activos totais dos bancos egípcios até finais de Março do corrente ano.

Fonte MA

 

 

 

Partilhar este artigo