A Nike acaba de anunciar o seu comprometimento com as causas ambientais desenvolvendo um parque urbano na base às sapatilhas recicladas. O projecto surge em resultado da parceria da Nike com a agência criativa londrina, Accept & Proceed, com quem já havia trabalhado anteriormente na iniciativa “Move to Zero”.
“O parque reflecte a necessidade de nos preocuparmos com o meio ambiente através do uso de 20 mil ténis reciclados”, revela a marca, acrescentando que: “a comunidade esteve envolvida no programa ao longo de todos os espaços de colecta para os cidadãos deixarem sapatos usados”.
Segundo a Nike, a comunidade pode ver as etapas envolvidas na transformação dos calçados num material que poderia ser utilizado para a superfície do campo de basquete e do parque urbano resultante.
A Accept & Proceed foi quem elaborou os planos para o design do campo, parquinho infantil, bancos da arquibancada, cerca de arame, academia ao ar livre, caixotes do lixo, presença de campanha na loja e restauração de elementos existentes.
“Com a Nike Belgrado, desenvolvemos a linguagem visual que desenvolvemos para a identidade ‘Move to Zero’ da Nike, incorporando letras sérvias sob medida nas marcações do campo para celebrar a comunidade local de Nova Belgrado”, afirmou Nigel Cottier, principal designer do Accept & Proceed aos meios locais.