O jornalista Arlindo Chissale é considerado desaparecido desde a tarde do dia 07 de Janeiro. As circunstâncias da sua ausência no seio de amigos e familiares ainda é desconhecida.
Cabo Delgado: Jornalista Arlindo Chissale dado como desaparecido
Entretanto, esta tarde, o MZNews contactou, em Pemba, capital de Cabo Delgado, uma fonte familiar do jornalista ora desaparecido e a mesma contou o que se passou naquele dia.
Segundo a fonte, há alguns dias até antes do seu desaparecimento, Chissale não comparecia ao sector de trabalho em Nacala, na província de Nampula. Ele organizou a viagem para Nacala a fim de se apresentar no sector de trabalho. Em Pemba coordenava os trabalhos do PODEMOS.
Chissale adiou os horários da viagem para Nacala, por duas vezes, no mesmo dia, disse a fonte, citando a esposa do jornalista. Primeiramente, Chissale saiu de casa, na madrugada do dia 7 de Janeiro, em direcção a um terminal de viaturas.
“Quando chegou a estação estranhou alguma coisa e voltou para casa. Foi isso que disse à esposa” disse a nossa fonte.
Algumas horas depois, ainda no período da manhã, a cena se repetiu e Chissale retornou à sua casa. Só no final da tarde, conseguiu uma viatura para o levar à cidade de Pemba onde iria seguir em outro veículo até Nacala, em Nampula.
“Então ele disse que consegui um carro para fazer ligações. A esposa falou com ele e disse estar zona de Silva Macua. Mas quando tentou falar com ele tempos depois os números só chamavam, mas ninguém atendia, até chegar um momento em que deixaram de chamar” clarificou.
A fonte disse que o jornalista vinha sofrendo ameaças há bastante tempo, não sendo algo exclusivo desta semana. “Ele a mim contava”.
“Pensávamos que o facto de ele não estar a atender o telemóvel era porque arranjou um sítio para se esconder, mas os dias estão a passar e estamos assim, em agonia, porque não sabemos nada” disse.
Questionamos se as autoridades policiais já têm conhecimento do desaparecimento do jornalista, ao que, sem justificar as razoes, respondeu negativamente.
A família ainda não recebeu algum apoio para procurar o jornalista.
A fonte prometeu contactar o MZNews conforme a evolução do caso.
Deixe uma resposta