Como a guerra na Ucrânia faz reduzir carga manuseada no Porto da Beira?

Como a guerra na Ucrânia faz reduzir carga manuseada no Porto da Beira?

O Porto da Beira está a registar um ligeiro decréscimo no manuseamento da carga dos países tradicionais operadores como Zimbabué, Zâmbia, Maláui, República Democrática do Congo (RD Congo) e Botsuana, devido ao impacto negativo que se regista na economia mundial e na logística em consequência do conflito entre Rússia e Ucrânia.

O facto foi revelado recentemente na cidade da Beira, província de Sofala, por Jan Vries, administradordelegado da Cornelder de Moçambique, entidade gestora daquele complexo, durante a inauguração de diverso equipamento de ponta avaliado em mais de dez milhões de dólares norte-americanos.

Jan Vries disse que a meta inicialmente prevista para este ano apontava para um manuseio de cerca de 278 mil contentores, mas até ao momento a cifra se situa abaixo da metade do plano e com os prejuízos a rondarem os cinco porcento.

“Depois do pico da Covid-19 tudo indicava para um período de reanimação económica, mas temos agora esta adversidade e a nossa esperança é que venham dias melhores”, disse.

A fonte explicou que o complexo portuário pretende atingir, nos próximos tempos, o manuseamento de aproximadamente 700 mil contentores por ano apostando na automatização do equipamento de ponta.

Vries indicou que se pretende, deste modo, flexibilizar o movimento de carga eliminando o actual cenário da prolongada paralisação de camiões no transporte da mercadoria daquele recinto para os países do “interland”.

“O investimento nas gruas e sistemas informáticos representa a aposta do momento e pretendemos aumentar a capacidade do Porto da Beira.

As gruas exibidas naquele terminal de contentores estão em processo de modernização e após a conclusão deste processo irão manusear cerca de 450 mil contentores por ano, representando um avanço daquele terminal que, desta forma, vai aumentar a sua competitividade no âmbito do Corredor de Desenvolvimento da Beira.

Tal acontece simultaneamente com a capacitação dos recursos humanos que irão assegurar a automatização do controlo dos camiões para o acesso ao Porto da Beira. (Notícias)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.