Combate ao terrorismo: Estudantes desenvolvem Observatório Nacional de Comunicação

Combate ao terrorismo: Estudantes desenvolvem Observatório Nacional de Comunicação

A Associação dos Estudantes Pesquisadores e Inovadores de Moçambique, na província de Nampula, estão a desenvolver um Observatório Nacional de Comunicação para combater o terrorismo na província de Cabo Delgado.

A ideia é colectar informações sobre como a população do norte do país pode colaborar com as Forças de Defesa e Segurança na vigilância e denuncia de situações estranhas na comunidade afim de erradicar o terrorismo, avançou a Rádio Moçambique (RM).

De acordo com o presidente daquela associação, Marchal Alfredo, os trabalhos decorrem em parceria coma Universidade do Porto, estando já a realizar algumas actividades com actores religiosos almejando alcançar os pares juvenis.

“Pares juvenis são grupos de sujeito que, na sua natureza, não fazem nada, só estão sentados em bairros. Com eles podemos ter algumas informações sobre ou ligadas ao terrorismo. Neste momento, o nosso objectivo, enquanto jovens é termos a vigilância comunitária. Não deve ser só em Cabo Delgado, em toda parte é preciso a vigilância comunitária e os pares juvenis podem reportar qualquer situação”, referiu, Marchal Alfredo, citado pela RM.

Ele avançou que a agremiação já tem realizado palestras destinadas a jovem para recusarem aliciamento de pessoas estranhas com promessas de emprego em Cabo Delgado.

Texto actualizado em 18/07/2023, as 19h48

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.