CMH perde 54% dos lucros este ano

A Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos (CMH), parte da Empresa Moçambicana de Hidrocarbonetos (ENH) registou uma perda de receitas em cerca de 54 porcento, devido à baixa dos preços de petróleo no mercado internacional influenciada pela Covid-19.

A informação consta do Relatório Anual e as Demonstrações Financeiras da última auditoria na empresa no exercício que terminou a 30 de Junho.

O Relatório da CMH mostra um total do rendimento integral positivo (lucro líquido) de 11,4 milhões de dólares, representando uma redução de 54%, quando comparado com os resultados do ano passado, que se fixaram em 24,7 milhões de dólares.

Essa receita resulta da produção e venda de 179,35 milhões de Giga joules de Gás Natural e Condensado contra os 176,19 milhões de Giga joules vendidos em 2020.

Entre outros, o principal desafios da CMH é a disponibilidade de reservas provadas, para assegurar o fornecimento de gás ao abrigo dos contratos, refere o Presidente do Conselho de Administração, Arsénio Mabote, citado no documento.

“Precisamos de investir urgentemente em projectos adicionais, tanto de compressão de gás, como de furos para recuperar mais gás dos reservatórios de Pande e de Temane, a fim de aumentar os respectivos volumes para fornecimento”, disse.

As acções da CMH ainda são transaccionadas no mercado de valores mobiliários da Bolsa de Valores de Moçambique. Durante o ano financeiro, verificou-se uma variação do preço da acção da CMH de 2,750 Meticais para 3,500 Meticais, tendo atingido o preço de 4,600 Meticais em Dezembro de 2020.

Partilhar este artigo