Ciclone Chido faz mortos em Mayotte. Nyusi recomenda medidas de precaução

Ciclone Chido faz mortos em Mayotte. Nyusi recomenda medidas de precaução

O ciclone tropical Chido já se encontra no canal de Moçambique e poderá atingir a zona continental do país este domingo, tendo como ponto de entrada o distrito de Memba em Nampula e Mecufi em Cabo Delgado.

As províncias do Norte, incluindo Cabo Delgado e Niassa, e Tete no Centro, poderão ser afectados pelo fenómeno. Cerca de 2,8 milhões de pessoas estão em risco.

O ciclone evoluiu para a categoria 5, e face ao cenário, o Presidente da República, Filipe Nyusi, instou, ontem, em Nampula, a população a adoptar medidas de precaução.

Alertou que o fenómeno que pode atingir 200 km/h deverá ocasionar precipitação cumulativa de até 600 milímetros em 72 horas.

“Aconselhamos a população a manter-se em locais seguros, em coordenação com as autoridades locais, evitar a travessia em pontes, drifts e correntes de água. É importante ainda prestar atenção à conservação dos documentos, evitar circular durante a ocorrência do evento, manter-se atento as informações das autoridades através dos meios de comunicação social. É preciso reforçar a segurança da cobertura das casas, portas e janelas com material resistente” referiu.

Segundo a RFI, o ciclone provocou dois mortos, no sábado, no arquipélago da Mayotte.  Os meios de comunicação falam em ventos de pelo menos 220 km/h. O Governo local já começou a enviar ajuda para a ilha a partir do território continental.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.