Os comboios de longo curso de transporte de passageiros voltam a circular, a partir do dia 2 de Março próximo, nas zonas Sul e Centro do país, anunciou ontem a empresa pública Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).
No sistema ferroviário sul retomam os comboios de passageiros que estabelecem a ligação entre a cidade de Maputo e o posto administrativo de Ressano Garcia, na linha de Ressano Garcia, e entre a cidade de Maputo e o distrito de Chókwè (província de Gaza), na linha de Limpopo.
Já no sistema ferroviário centro, o comboio de passageiros vai circular entre Beira e Marromeu, linha de Sena.
Trata-se da segunda fase da retoma do transporte ferroviário de passageiros, depois de uma paralisação total em Março de 2020, no contexto das medidas de prevenção da Covid-19.
A primeira fase arrancou em Novembro passado e compreendeu os eixos Maputo-Manhiça, na linha de Limpopo; Maputo-Goba, na linha de Goba; e Maputo-Moamba, na linha de Ressano Garcia, e Beira-Inhaminga, na linha de Sena.
A empresa CFM apela aos viajantes para que adquiram as passagens com maior antecedência possível, de modo a evitar aglomerações. “O passageiro que não tiver bilhete, não deve se fazer presente à estação para tomar o comboio, porque não lhe será permitido o embarque, como também o uso de máscara de protecção facial é obrigatório.