O Governo vai efectuar cerca de 500 mil ligações domiciliárias de energia através da rede nacional e de sistemas isolados, bem como electrificar mais de 77 postos administrativos, no âmbito da expansão do acesso à energia.
O facto foi revelado esta quarta-feira, em Maputo, pelo Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, ao prestar informações relativas a diferentes assuntos ligados à situação política e sócio-económica do país, na Assembleia da República.
No seu primeiro pronunciamento feito no Parlamento, na qualidade de Primeiro-Ministro, Maleiane tornou também público que serão ainda reabilitados e expandidos mais de 15 sistemas de água nas cidades e vilas, sendo 24 nas zonas rurais, e proceder a 23 mil ligações caseiras nas cidades e vilas.
No que se refere à indústria, o governante anunciou “a entrada em funcionamento de duas fábricas de ração, uma na província da Zambézia e outra no Niassa”.
Na esfera social, o PM informou aos deputados que o Executivo vai concluir a construção de cinco hospitais distritais em Montepuez, Cabo Delgado; Sussundenga, em Manica; Buzi, em Sofala; Mopeia, na província da Zambézia, Matutuine, em Maputo; bem como dois hospitais gerais, sendo um na Beira e outro em Nampula.
“Para o efeito, temos que continuar focados na manutenção da paz e na prevenção e combate a Covid-19, condições fundamentais para assegurarmos a implementação efectiva do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado para 2022”, advertiu.