O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, testemunhou uma transformação nas obras da reabilitação da estrada N1, entre Nicoadala-Namacura, durante uma visita àquele troço, na Província da Zambézia.
Após um começo desafiador por questões de salvaguardas ambientais e sociais, Mesquita anunciou que o troço Namacura-Nicoadala está agora em ‘pleno vapor’, avançando vigorosamente ao longo de 35km sem sobressaltos.
O Ministro destacou o ritmo acelerado das obras, abrangendo melhorias no asfalto, progresso nas três pontes cruciais ao longo da via e um desempenho global satisfatório.
Adicionalmente, Mesquita esclareceu que a necessidade de aprovação financeira atrasou temporariamente os trabalhos nas pontes em curso, mas esse obstáculo também foi superado.
Em resposta aos impactos das mudanças climáticas, Mesquita anunciou a mobilização de fundos adicionais para a construção de uma nova ponte de 60 metros e alteamento numa extensão de 800 metros, uma medida crucial para fortalecer a infraestrutura contra futuras adversidades climáticas, tendo anunciado que o “prazo de conclusão está previsto para Setembro do próximo ano 2024, sujeito a condições climáticas e outros factores imprevistos”.
Este projecto não apenas representa uma melhoria na infraestrutura rodoviária, mas também reforça o compromisso do Ministério com padrões elevados de qualidade e resiliência.
O troço Quelimane – Nicoadala – Namacura com uma extensão de 70 km, está com 50% de execução e vai custar cerca de 3.3 milhões de dólares americanos.
Deixe uma resposta