Uma equipa da Willow International School de Moçambique foi nomeada a ‘Melhor da África Subsaariana’, na Competição de Ciências do Ensino Secundário Avançado de Cambridge de 2023 (Cambridge Upper Secondary Science Competition 2023).
Centenas de estudantes de todo o mundo participaram da competição que dá aos alunos a oportunidade de desenvolver a sua paixão pela ciência e de desenvolver habilidades práticas que complementam os seus estudos académicos.
Estudantes do ensino IGCSE (Certificado Geral Internacional de Ensino Secundário) de Cambridge e dos Níveis ‘O’ de Cambridge trabalharam em pequenas equipas para conduzir as suas próprias investigações científicas, sendo que as escolas submeteram as suas candidaturas mais fortes à Cambridge International para avaliação. No total, participaram 151 equipas.
A competição deste ano pediu aos alunos que considerassem a sustentabilidade no planeamento e que investigassem um tópico de relevância prática para as suas escolas ou comunidades, ajudando, assim, os alunos a conectar a ciência à solução para problemas do mundo real.
A candidatura vencedora foi apresentada pela equipa constituída pelos membros Carla Zuleca Chissano, Christian Kelven Maússe Zicai, Lucas Machava, Malika Allure De Sousa E Nogueira, Shantel Massula Da Silva e Thumisse Ribeiro Manhiça Penicela.
A investigação desta equipa teve como objectivo encontrar uma maneira mais barata e sustentável de remover o corante Azul de Metileno das águas residuais. O Azul de Metileno é um corante sintético amplamente utilizado na indústria. É um produto químico perigoso que, quando libertado pelas fábricas em lagos e rios, mata a vida aquática e constitui uma ameaça para a saúde pública.
Segundo os estudantes, as tecnologias convencionais que são usadas para tratar as águas residuais com corantes são caras e complexas – portanto eles identificaram a necessidade de encontrar uma alternativa mais acessível para proteger o nosso meio ambiente e a nossa saúde. Eles testaram a eficácia do uso de uma planta perene, Pyracantha coccinea, na remoção do corante.
Ao descrever a experiência, os alunos afirmaram: ‘Estamos extremamente felizes por saber que ganhámos a competição na África Subsaariana. Foi uma experiência fantástica e desafiadora. Nos últimos nove meses, a nossa equipa trabalhou arduamente para atingir o nosso objectivo de criar e expandir um projecto ambiental relevante que pudesse ter um impacto na vida de milhões de pessoas. Nós queríamos conscientizar as pessoas sobre os poluentes da água e desenvolver uma solução realista que pudesse ser recriada em larga escala também em vários países de fora de África. Esta oportunidade da Cambridge International aumentou a nossa experiência em ciências ambientais e ajudou-nos a criar um impacto significativo para a nossa comunidade e potencialmente para muitas outras’.
Dr. M. A Hussain, Vice-Director da Willow International School de Moçambique, disse: ‘Dá-me imenso prazer saber que a nossa escola venceu a mais prestigiada e competitiva Competição de Ciências do Ensino Secundário Avançado de Cambridge. Estamos muito orgulhosos dos nossos alunos por se terem tornado os vencedores gerais da África Subsaariana. Endereço os meus sinceros agradecimentos à Cambridge International por fornecer uma educação de qualidade em todo o mundo e por dar oportunidades aos alunos de crescer de uma forma em que cada um possa brilhar’.
A equipa e os outros vencedores Melhores da Região de todo o mundo competirão agora pelo prémio geral Melhor do Mundo, a ser anunciado em Dezembro.
Carolyn Tiller, Vice-Directora da equipa de Desenvolvimento de Qualificações e Apoio às mesmas da Cambridge International, afirmou: ‘É uma grande conquista ganhar o prémio ‘Melhor da África Subsaariana’ e gostaria de dar os parabéns aos alunos vencedores, pelas suas habilidades científicas e pela pesquisa, e aos professores que os apoiaram. Nós pedimos aos alunos que pensassem sobre sustentabilidade e meio ambiente nas suas investigações e eles abraçaram o desafio. Espero que esta competição os tenha ajudado a ver como podem aplicar os seus estudos na vida real e que os tenha inspirado a considerar uma carreira científica’.
O painel especializado de júris incluiu a Dra. Helen Eccles, a Dra. Elaine Wilson, da Universidade de Cambridge, a Dra. Claire Malone, Líder do departamento STEM da Lightyear Foundation, o Professor Chris Huang, da Universidade de Cambridge, e a Dra. Lucia Garcia Lecuona, uma ex-estudante da Cambridge International, agora na AstraZeneca.
Uma comunicação do painel afirmou: ‘Os juízes gostariam de dar os parabéns a todas as escolas e equipas que entraram na competição pelo seu trabalho árduo e pelo entusiasmo, não apenas àquelas cujas investigações foram submetidas a avaliação, mas a todas que alcançaram prata, bronze e prémios de participação. Ficamos encantados ao ver muitas investigações científicas excelentes, bem pensadas e bem executadas. Em particular, foi gratificante ver um leque amplo de temas escolhidos pelas equipas e a motivação por trás deles, muitas vezes baseados em questões locais com um impacto de sustentabilidade mais amplo’.
Há dois períodos de inscrição para a Competição de Ciências do Ensino Secundário Avançado de Cambridge de 2023. As escolas podem entrar no segundo período de inscrição de Julho a Outubro de 2023. (carta)
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