CAF inspecciona hoje o Estádio do Zimpeto

CAF inspecciona hoje o Estádio do Zimpeto

A Confederação Africana de Futebol (CAF) vai hoje realizar uma nova inspecção ao Estádio Nacional do Zimpeto, no âmbito do cumprimento das suas exigências para que o campo volte a acolher jogos internacionais.

O grupo de inspectores da CAF chega hoje a Maputo com a missão de avaliar os trabalhos que possivelmente devolvam a dignidade ao estádio que, à data da última vistoria ao recinto em Setembro, estava à debalde.

Antes da inspecção da CAF, o Departamento de Licenciamento Clubes na Federação Moçambicana de Futebol (FMF) fará a pré-inspecção para produzir um relatório sobre o estado actual do estádio e que deverá ser submetido à CAF até próxima segunda-feira, com base no qual será avaliada a sua elegibilidade.

Para além do mau estado da relva, o Estádio do Zimpeto ainda não tem o sistema de torniquetes montado; a vedação do perímetro exterior e de reabilitação das casas-de-banho públicas são outros requisitos decisivos que o estádio deve reunir.

As obras, a serem realizadas ddesde Setembro, foram avaliadas em 1,5 milhões de dólares, e consistem essencialmente na implantação da nova relva, cujos trabalhos iniciaram em Janeiro com a previsão de serem concluídos em quatro meses.

Contudo, a relva não desenvolveu o suficiente. Está a registar um crescimento desnivelado e com muitas zonas de penumbra, sobretudo na parte sul do campo. Aliás, zonas onde se quer germinou.

A inspecção que o Estádio do Zimpeto e outros estádios africanos serão alvos visa a calendarização da fase de apuramento ao CAN-2023, ou seja, para determinar, dentro de um prazo específico, os que estão em condições de acolher os jogos.

Partilhar este artigo