Os militares moçambicanos terão abandonado, na semana passada, a posição de combate na sede do posto administrativo de Mucojo-sede, distrito de Macomia, província de Cabo Delgado.
As Forças de Defesa e Segurança (FDS) temem a ocorrência de novos ataques dos grupos terroristas que circulam nas matas em número significativo, como avança o portal A Voz de Cabo Delgado.
Parte dos militares que deixou a posição de Mucojo foi visto andando e passando a pé pela aldeia Nanjaba, local onde se diz terem, igualmente, pedido água à população local. A meio do caminho em direcção à sede de Macomia, um dos grupos militares terá finalmente tido acesso a uma viatura que os levou até a Macomia. Outros, segundo relatos, têm chegado a pé à vila distrital.
Há rumores de que os terroristas anunciaram, em algumas aldeias que será lançado um ataque contra as FDS. Diz-se que com a saída das FDS os terroristas já estão a realizar passeatas em várias aldeias. Naquela região já houve confrontos que resultaram na morte de vários militares, recorda o portal.
Na quinta-feira e sexta-feira passada os terroristas teriam ido a Mucojo onde pilharam bens e seguiram em Direcção a Quiterajo.
Mucojo e Quiterajo têm sido os dois postos administrativos onde as FDS têm encontrado maiores dificuldades para manter a ordem e segurança.
Deixe uma resposta