A população do distrito de Ancuabe, na província de Cabo Delgado, viveu momentos de pânico, desde o fim-de-semana passada até segunda-feira, após se aperceberam da circulação de terroristas.
Por conta da tensão que se gerou, várias foram as pessoas que, procurado preservar suas vidas, abandonaram suas residências.
O Administrador de Ancuabe, Belmiro Casimiro, confirmou a circulação de terroristas nas aldeias de locais, “principalmente, no final-de-semana e ontem [segunda-feira].
“Quando a população se apercebeu que havia presença inimiga, naquela aldeia [de Nanoha/Nanoa], colocou-se em fuga” confirmou, citado pela Rádio Moçambique.
Ele disse que a situação levou à intervenção das Forças de Defesa e Segurança que incitou o regresso da população às suas residências.
“E, neste momento, a situação que estamos a viver é de relativa calmia, e as nossas Forças de Defesa e Segurança continuam a trabalhar” disse.
De acordo com o Administrador, apesar da situação alarmante, todos os serviços públicos e privados no distrito estão a funcionar na plenitude.
“Isso demonstra que a situação de agitação que aconteceu ao longo do final de semana, mas com muita incidência, no dia 31 de Março, voltou à normalidade”, considerou.
Apelou à população para se manter calma e comunicar às autoridades casos de circulação de pessoas estranhas à comunidade.
“As Forças de Defesa e Segurança estão a trabalhar. Aconselhamos que se mantenham calmos e vigilantes, e que regressem às suas comunidades” apelou.
Deixe uma resposta