Cabo Delgado/GNL: Estatal indiana aprova financiamento para projecto da TotalEnergies

Cabo Delgado/GNL: Estatal indiana aprova financiamento para projecto da TotalEnergies

A ONGC Videsh Limited (OVL), o braço internacional da Oil and Natural Gas Corporation Limited (ONGC), a National Oil Company of India, aprovou, no final de Março o financiamento de 180 milhões de dólares (Rs 1.500 crore) para projecto de exploração de Gás Natural Liquefeito, encabeçado pela multinacional francesa TotalEnergies.

O valor será canalizado para a Beas Rovuma Energy Mozambique Limited (BREML), subsidiária da OVL, onde está detém 60% do capital, enquanto os restantes 40% pertencem à estatal Oil India Limited (OIL).

Esta decisão segue na linha dada por outros parceiros do projecto, nomeadamente, o Exim Bank dos Estados Unidos da América, que autorizou o desembolso de cinco mil milhões de dólares para desenvolvimento do projecto.

Na perspectiva dos indianos, à medida que os parceiros vão emitindo sinais positivos para o projecto da TotalEnergies, para mais cedo se pode esperar o levantamento da Força Maior, que mantém suspenso o desenvolvimento das actividades desde 2021.

Com o financiamento, a ONGC Videsh está focada em acelerar o desenvolvimento da infraestrutura necessária para a produção e exportação de GNL, especialmente para os mercados asiáticos, que devem impulsionar a demanda por GNL nas próximas décadas.

TotalEnergies tem mais da metade do valor para o projecto de exploração de gás

A ONGC Videsh detém 16% de participação líquida no Projeto Offshore da Área 1 de Moçambique Rovuma, dos quais 10% de PI são detidos diretamente pela ONGC Videsh e outros 6% de participação são detidos por meio de sua participação acionária de 60% na ‘Beas Rovuma Energy Mozambique Limited’ (“BREML”), enquanto os 40% restantes das ações da BREML são detidos pela Oil India Limited (“OIL”).

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.