​Cabo Delgado/cheias: Nove mil pessoas sitiadas e sem alimentos básicos

​Cabo Delgado/cheias: Nove mil pessoas sitiadas e sem alimentos básicos

Dados preliminares indicam que as chuvas no distrito litoral de Mecúfi, na província de Cabo Delgado, deixaram sitiadas mais de nove mil pessoas e inundaram campos de produção em consequência do transbordo do rio Megarruma.

As inundações afectaram os residentes das localidades de Natuco, Napuilimite e Moge, havendo ainda um número indeterminado de pessoas desalojadas no distrito de Chiúre.

O Administrador de Mecúfi, Dinis Mitande disse haver dificuldades para prestar apoio com produtos de primeira necessidade às famílias pelo facto de ser impossível transitar pela estrada que liga a vila sede à região afectada.

“Temos uma zona toda ela alagada. A estrada que liga Sandene à localidade de Natuco não é transitável. Toda aquela zona as comunidades dependem desse troço. É muito importante porque também dá acesso à zona das aldeias no posto de Mazeze”, disse, citado pela Rádio Moçambique.

Segundo o responsável, é difícil apoiar os​ afectados, apesar de a população se estar a sacrificar em fazer o troço. “Mas a pessoa não leva mais de 50 quilos na cabeça andando à pé”.

No seio da administração, permanece a incerteza do fim do martírio, uma vez que as autoridades do norte do país emitiram alertas sobre a continuidade de precipitação e possibilidade de ocorrência de inundações.

“Estamos demasiadamente preocupados. Como é que a nossa população vai se arranjar, caindo chuvas intensas, e havendo a possibilidade de um novo transbordo no rio Megarruma?” questionou.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.