BM disponibiliza USD 380 milhões para melhorar o acesso ao corredor do Porto de Nacala

BM disponibiliza USD 380 milhões para melhorar o acesso ao corredor do Porto de Nacala

O Banco Mundial vai disponibilizar em breve 380 milhões de dólares para o melhoramento do Porto de Nacala e infra-estruturas que ligam Malawi e Moçambique, no âmbito de incentivos industriais nos dois países.

O fundo será usado para o melhoramento da logística de escoamento dos produtos agrícolas das zonas de produção para os mercados dos dois países, a partir do porto de Nacala.

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, que avançou o facto, esta terça-feira em Nacala, disse que pretende-se com o financiamento promover a industrialização para o desenvolvimento sustentável e moderno entre os dois países.

Segundo a fonte, 150 milhões de dólares são para o Malawi e os restantes 230 são para Moçambique “e isso vai ligar os mercados, vai trazer mais possibilidade, fazendo com que o corredor seja, não só de trânsito ou de carga somente, mas que seja um corredor de industrialização”, disse.

Mateus Magala, falava, há dias no final da visita conjunta com dois ministros malawianos; o dos Transportes e Obras Públicas, e o da Terra e Planeamento Urbano, às infra-estruturas ferro-portuárias em Nacala.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.