Bernardino Rafael ataca deputados da AR por não aprovarem a Lei da Polícia

Bernardino Rafael ataca deputados da AR por não aprovarem a Lei da Polícia

O Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique, Bernardino Rafael, manifestou o seu descontentamento pelo facto de os deputados da Assembleia da República, supostamente, terem ignorado a aprovação da Lei da Polícia.

A falta de aprovação do referido instrumento obstruiu o aprimoramento das actividades para a garantia da ordem e segurança pública, segundo o comandante. Disse Bernardino Rafael que a actual lei está desfasada.

“E o país tem instituições com leis em dia, menos a polícia. É difícil fazer passar a Lei da Polícia neste país”, constatou.

Apesar de já ter terminado a IX legislatura parlamentar do actual mandato presidencial, o Comandante apelou aos polícias para votar “com consciência”, na fé de que na próxima legislatura a Lei da Polícia seja aprovada.

“Fiquei calado, e fui atender às preocupações dos colegas que estão ansiosos… Moçambicanos reconhecem a sua polícia, porque cada um tem um membro polícia na família, incluindo aqueles que têm receios de aprovar a Lei da Polícia. Entretanto, vão votar. A lei vai ser aprovada. Não são todos os deputados, não são todos os moçambicanos. São pessoas que têm uma visão oculta, mas que não a apresentam abertamente. Calma. Vão votar. Votem, porque polícia também é eleitor. Às vezes os políticos nos insultam, nos ofendem, sem saber que nós também somos eleitores. Então, a mensagem também fica para os políticos: que respeitam essa vossa polícia, porque até então, a polícia que têm é esta. Ninguém tem de ficar sem votar. Votem com a vossa consciência, com a capacidade electiva que vocês têm para poder eleger os deputados que vão discutir a nossa lei. Vão nos indicar onde está errado para podermos trabalhar com a polícia que tem lei”, apelou.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.