Banco Mundial vai disponibilizar 70 mil milhões para os países pobres

Banco Mundial vai disponibilizar 70 mil milhões para os países pobres

​O Banco Mundial (BM) anunciou no fim da semana passada, que vai disponibilizar 70 mil milhões de dólares para procurar apoiar os países mais pobres a alcançar o desenvolvimento.

O BM asseverou que o montante pode ser alcançado, após um grupo de países desenvolvidos prometer aumentar a sua contribuição.

De acordo com uma nota publicada no portal do BM, a entidade recebeu 11 mil milhões de 11 países e, ao longo do tempo, o menos poderá ser multiplicado até aos 70 mil milhões  ao longo de 10 anos.

“Trabalhámos arduamente para desenvolver estes novos instrumentos financeiros que aumentam a nossa capacidade de empréstimo, multiplicam os fundos dos doadores e, em última análise, permitem-nos melhorar a vida de mais pessoas”, afirmou Ajay Banga, Presidente do Grupo Banco Mundial. “A generosidade destes países é uma confirmação dos progressos que realizámos na reforma do Banco e um sinal do seu compromisso comum com o desenvolvimento a nível mundial.”

O valor concedido pelos 11 países será depositado na Plataforma de Garantia de Portefólio, um mecanismo de capital híbrido, e no novo Fundo do Planeta Habitável.

A Bélgica, a França, o Japão e os Estados Unidos comprometeram-se com a Plataforma de Garantia de Portefólio, enquanto a Dinamarca, a Alemanha, a Itália, a Letónia, os Países Baixos, a Noruega e o Reino Unido se comprometeram com o capital híbrido.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.