BAD aprova donativo de 665 mil dólares para reabilitação da linha férrea de Machipanda

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) acaba de aprovar um donativo de 665 mil dólares para Estudos de Avaliação do Impacto Ambiental e Social (ESIA), no contexto do projecto de reabilitação da linha-férrea de Machipanda, que liga o Porto da Beira, na província de Sofala, e o vizinho Zimbábue.

O objectivo estratégico do ESIA é assegurar que o projecto considere as questões de resiliência e sustentabilidade, ao mesmo tempo que proporciona conforto aos financiadores de dívidas subsequentes do mesmo, quanto à sua bancabilidade.

A disponibilização do montante será feita através do Fundo Especial do Mecanismo de Preparação de Projectos de Infra-Estruturas da NEPAD (NEPAD-IPPF), estabelecido e oferecido pelo Banco Africano de Desenvolvimento e apoiado por generosas contribuições dos governos do Canadá, Dinamarca, Alemanha, Noruega, Espanha e do Reino Unido.

“Um mecanismo de coordenação do Governo liderada pelo Ministério dos Transportes irá supervisionar a operação e a agência de implementação será o CFM (Caminhos de Ferro de Moçambique)”, refere o BAD.

Acrescenta que o objectivo específico deste trabalho será revisar, identificar e avaliar a documentação ambiental e social existente e os prováveis impactos do projecto de reabilitação a ser feito na linha-férrea de Machipanda (parte do Corredor da Beira), e recomendar medidas apropriadas para mitigação.

O Corredor da Beira liga Moçambique ao Zimbábue, Zâmbia e República Democrática do Congo, fornecendo transporte rodoviário ao longo da rota Beira-Mutare-Harare-Chirundu-Lusaka e transporte ferroviário compreendendo duas linhas, nomeadamente as de Machipanda (317 quilómetros) e de Sena (600 quilómetros), que liga o Porto da Beira às minas de carvão de Moatize, via Inhamitanga, Caia e vila de Sena.

Espera-se que as obras de reabilitação restaurem a linha ferroviária neste corredor estratégico de transporte e comércio e melhorem a capacidade de tonelagem da ferrovia de vagões de 60 toneladas para os de 80 toneladas. O apoio do Fundo Especial NEPAD-IPPF irá, portanto, desempenhar um papel catalítico no desbloqueio do investimento público e privado necessário para as obras de reabilitação.

O projecto de reabilitação da linha-férrea de Machipanda está alinhado com os dois pilares do Documento de Estratégia 2018-2022, do Banco Africano de Desenvolvimento para Moçambique, nomeadamente o desenvolvimento de infra-estrutura transformadora que apoia o crescimento inclusivo e a criação de empregos; e apoio à transformação agrícola e desenvolvimento da cadeia de valor.

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