Ataque terrorista deixa três mortos em Mocímboa da Praia

Ataque terrorista deixa três mortos em Mocímboa da Praia

Um ataque terrorista, ao cair da tarde de sexta-feira (05.01), resultou na morte de três pessoas, na comunidade de Chimbanga, próximo da sede do distrito de Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado, segundo Vicente Alfândega, o porta-voz do Conselho Municipal.

Um outro grupo aterrorizou, na quinta-feira, um grupo de pescadores na ilha de Tembuze, naquela província, tendo saqueado produtos de comércio e outros bens da população. Citado pelo portal Sapo, Vicente Alfândega disse que em Tembuze “não mataram”.

Os ataques a Mocímboa da Praia e outros pontos de Cabo Delgado acontecem numa altura em que as populações estão empenhadas na produção de alimentos, actividade ameaçada por estes ataques.

“Agora com essa situação de intranquilidade que existe é um retrocesso que está a acontecer”, concluiu Vicente Alfândega, depois de antever independência de doações de alimentos e bem a partir do próximo ano.

Grupos armados que têm aterrorizado a província de Cabo Delgado voltaram, na quarta-feira, a atacar o distrito de Mocímboa da Praia, na comunidade de Ntótwé, a escassos quilómetros de Awasse, onde está montada uma das posições das forças ruandesas que apoiam Moçambique no combate aos grupos rebeldes em Cabo Delgado.

O ataque terá provocado um número ainda indeterminado de mortos, de acordo com fontes no terreno.

“Invadiram lojas, levaram produtos e outros bens da população e puseram-se em fuga. Até então não tenho informações de mortes”, disse à Lusa um residente local que se refugiou no posto administrativo de Awasse.

A nova incursão rebelde em Mocímboa da Praia provocou a fuga de populares de Ntótwé para o posto administrativo de Awasse, embora tenha merecido uma resposta imediata das forças moçambicanas e ruandesas que estão na região.

A localidade de Ntótwé, a pouco mais de 100 quilómetros da sede de Mocímboa da Praia, está localizada ao longo da estrada nacional número 380, uma das poucas asfaltadas da região e que liga aos distritos mais ao norte de Cabo Delgado, onde estão ancorados os projectos do gás do Rovuma.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.