As pessoas sempre esquecem de fazer estas 5 coisas antes de uma entrevista de emprego

As pessoas sempre esquecem de fazer estas 5 coisas antes de uma entrevista de emprego

O mundo sempre mostra que a experiência é um argumento irrefutável, em várias áreas, e talvez daí surgiu o ditado popular “a experiência leva à perfeição”. Mas quando se trata de entrevistas de emprego, já ter passado por muitas pode ser um indicador de imperfeição em algum ponto crucial do processo.

Na verdade, aquele que procura fazer um autoavaliação do seu desempenho tem maiores probabilidades de sair-se melhor numa próxima entrevista, do que quem apenas passa de uma para outra sem rever o processo. Aliás, este candidato sujeita-se a cometer os mesmos erros de novatos, vezes sem conta, em cada entrevista.

Este texto apresenta as cinco coisas óbvias e supervaliosas, listadas por Gary Burnison , o CEO  a maior empresa do mundo em consultoria organizacional, que os candidatos cometem regularmente antes de apresentarem-se numa nova entrevista de emprego e arruínam a impressão do recrutador.

  1. Investigar o percurso da empresa, produtos e serviços

As pessoas vão para uma entrevista sem saber claramente e estarem convictos do tipo de trabalhos que a empresa realiza.

Apenas saber o básico não é suficiente. Aprenda tudo o que puder sobre a empresa – sua história, equipa de liderança, sucessos e desafios actuais. Se possível, obtenha os produtos e serviços da empresa: compre, experimente e converse com as pessoas que os utilizam.

Durante a entrevista mantenha-se atento. Se você estiver em uma reunião com a PepsiCo e receber uma bebida, não peça uma Coca.

Um maior conhecimento sobre os clientes da empresa também o ajudará a apresentar suas habilidades e experiências em contexto. Você vai passar a impressão de ser o candidato certo para o recrutador e, quanto mais relevante for, melhor será a conexão que fará.

Tenha bem estudada a lição sobre a empresa!

  1. Procure saber que lhe vai entrevistar e prepare alguns quebra-gelos

Depois de a entrevista estar agendada, obtenha os nomes e cargos de todas as pessoas que vai encontrar. Você pode até perguntar ao coordenador se há algo que deveria saber sobre essa(s) pessoa(s).

O objectivo não é apenas pesquisar quem eles são, mas procurar pontos de conexão, por exemplo, vocês dois trabalharam na mesma empresa há vários anos. Isso o ajudará a descobrir alguns quebra-gelos.

Caso não encontre nada sobre o entrevistador, procure temas actuais. Talvez a empresa acabou de anunciar um novo produto, ou o CEO recentemente revelou informações positivas sobre a empresa.

Até mesmo uma observação benigna – por exemplo, “vejo que a empresa acaba de fazer uma aquisição. Este deve ser um momento muito empolgante e agitado” – pode ser uma abertura eficaz e um iniciador de conversa.

  1. Prepara-se para fazer perguntas relevantes

No meio da entrevista, o gerente de contratação pergunta: “o que deseja saber sobre a empresa/esta vaga”? Respondendo com “estou bem, obrigado!” mostra falta de preparação, interesse e envolvimento. E causa uma maior impressão negativa se a posição que pretende ocupar requer qualidades de “interrogador.

Suas perguntas devem ser inteligentes e estratégicas, investigando as responsabilidades e metas do cargo ou como o departamento funciona. As perguntas que você faz também mostram ao entrevistador como você pensa.

Aqui estão alguns exemplos de perguntas inteligentes:

Por que esta posição está aberta?

Como posso contribuir de maneiras que vão além das responsabilidades da lista de empregos?

O senhor pode dar exemplos de pessoas que anteriormente ocuparam essa função, mas não se encaixavam bem? E porquê?

No final da entrevista, não pergunte sobre as “próximas etapas”. Se você se saiu bem, recrutador o informará em breve.

Em vez disso, diga a eles o quanto você ama a empresa, gostou da conversa e está interessado no cargo.

  1. Coloque seu telefone no modo silencioso

Da perspectiva do entrevistador, o toque de um telemóvel durante uma entrevista é um pecado curto, mas letal; mostra descuido e falta de respeito!

Desligue o telefone ou coloque-o no modo silencioso antes de chegar à porta da instituição. Caso se esqueça de fazer isso e surpreendentemente o telemóvel tocar, seja por uma mensagem ou chamada, nunca atenda.

  1. Escolha as roupas certas e faça uma ‘verificação no espelho’

Não procrastine nisso: com muita antecedência, escolha bem a roupa que vai vestir para a entrevista. Experimente. Certifique-se de que está limpa, pressionado e ainda se ajusta.

Nem toda entrevista de emprego exige trajes profissionais, mas mesmo assim você deve se apresentar como bem-preparado e bem-vestido. Em caso de dúvida, pergunte às pessoas próximas ou que trabalharam na empresa sobre o que é considerado adequado. Às vezes, a pessoa que está a organizar a entrevista o dirá.

No dia da entrevista, faça uma “verificação no espelho” antes de sair. Alguma coisa presa em seus dentes? Respiração fresca? Cabelo penteado? Sapatos polidos?

No caminho para a entrevista, não compre nem leve nada que possa respingar em si.

Bónus: nunca atrase!

Partilhar este artigo