ARENE vai reduzir preços de combustíveis até Dezembro

Os preços de combustíveis no mercado moçambicano podem sofrer uma revisão em baixa motivada pela descida do preço do barril de crude a nível internacional e pela valorização do dólar americano, disse, hoje, a Autoridade Reguladora de Energia (Arene).

Os outros factores como estimativas de aumento da produção de petróleo por parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e o aumento das taxas de juro entram para o conjunto basilar para a descida dos actuais preços de combustíveis.

“Ultimamente, a OPEP está a aumentar a produção diária do barril de petróleo. Estamos numa situação em que temos o aumento da produção e oferta, e consoante a isso o preço tem estado a baixar”, explicou o economista da Área de Regulação Económica e Mercado na ARENE, Gildo Chigoi, sem avançar números.

O economista clarificou ainda que com o aumento geral das taxas de juro o consumo baixa, “porque contratar empréstimo fica mais caro”. E, na visão da ARENE, os empresários ficam mais receosos em realizar novos investimentos e consumos.

Este semana o MZNews avançou uma análise do Centro de Integridade Pública (CIP) segundo a qual é possível fazer reduzir os actuais preços dos combustíveis em Moçambique com a eliminação da cobrança dos 5% de Direitos Aduaneiros e dos agora 16% do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), aos importadores. Saiba mais…

Este ano a ARENE realizou três reajustes em alta dos preços de combustíveis com o gás de cozinha a subir quase 20%.

A gasolina subiu para 86,97 meticais e o gasóleo para 87,97 meticais, por litro. O gás de cozinha registou a maior subida, passando de 85,53 meticais para 102,2 meticais, por quilo, mais 19,5%.

O gás veicular subiu para 43,73 meticais e o petróleo de iluminação subiu para 75,58 meticais, por litro.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.