AR apoia vítimas de ciclone Freddy com 1.3 milhões de meticais

AR apoia vítimas de ciclone Freddy com 1.3 milhões de meticais

A Assembleia da República (AR) procedeu, esta segunda-feira, dia 19, em Maputo, a entrega de um cheque ao Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD) estimado em pouco mais de 1.3 milhões de meticais.

Segundo o parlamento, o cheque resulta das contribuições dos deputados da AR em apoio às vítimas do Ciclone Tropical Freddy que, em Março passado, assolou a República de Moçambique com maior impacto na cidade de Quelimane e Província de Zambézia.

Na ocasião, o Vice-Presidente da AR, Hélder Ernesto Injojo, reconheceu que a contribuição está longe de poder satisfazer as necessidades das vítimas daquela calamidade natural, tendo frisado que o valor monetário resulta da contribuição de um dia de salário de cada deputado.

Injojo, que no acto representava a Presidente da AR, Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, reiterou apelos do parlamento na sensibilização de da sociedade para estar unida e envidar esforços para apoios multiformes às populações moçambicanas mais carenciadas.

O vice-Presidente da AR enalteceu o trabalho que a direcção do INGD tem vindo a desenvolver em prol da assistência às populações vítimas das calamidades naturais no país, tendo apelado para fazer chegar o donativo aos necessitados.

Por sua vez, a presidente do INGD, Luísa Meque, agradeceu o gesto dos parlamentares moçambicanos na luta incessante pela melhoria da vida da população, com destaque para as vítimas do Ciclone Tropical Freddy.

Meque reconheceu o esforço abnegado dos deputados da AR na contínua mobilização de apoios para as vítimas das calamidades naturais em Moçambique, tendo se comprometido a fazer chegar o valor da contribuição dos parlamentares aos reais necessitados.

Dados oficiais indicam que mais de 200.000 pessoas foram afectadas pela tempestade, mais de 18.000 casas destruídas, 37.200 deslocados e refugiados em 55 centros de evacuação, 29 dos quais na cidade de Quelimane.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.