Antigo DG do SISE morreu durante operação de tráfico ilícito de dinheiro – CDD

Antigo DG do SISE morreu durante operação de tráfico ilícito de dinheiro – CDD

O antigo Director-Geral do Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE), Bernardo Lidimba, perdeu a vida durante uma operação de tráfico ilícito de dinheiro público, avança o Centro para Democracia e Direitos Humanos (CDD).

Citando diversas fontes, incluindo do SISE, a Organização Não Governamental refere que “Lidimba estaria transportando grandes somas de dinheiro, adquiridas de forma ilegal, para serem guardadas do outro lado da fronteira, no Zimbabué”.

A origem e quantidades do valor permanecem incertas, mas o CDD adianta a possibilidade de se tratar de dinheiro das receitas de portagens, “e outros recebimentos clandestinos, supostamente destinados a figuras de alto escalão do Estado moçambicano e do partido Frelimo”.

Possivelmente, o então Director-Geral do SISE levava consigo 10 maletas contendo avultadas somas de dinheiro, sendo sete em dólares e três em randes sul-africanos.

“No acidente fatal, oito dessas malas explodiram com o impacto, espalhando dinheiro pelo local” e o suposto dono das malas (uma figura de alto nível do Zimbabué) ordenou a equipa de socorro para deixar a população apanhar o dinheiro.

Lidimba morreu vítima de acidente de viação, na tarde 2 de Novembro de 2024, no distrito de Mapai, norte da província de Gaza. Ele foi a única vítima do acidente ocorrido depois do despiste e capotamento da viatura em que seguia.  Morreu no local.

Ainda conforme o CDD, supostamente, Lidimba não estava acompanhado de figuras que consigo habitualmente seguem em missões do Estado. Muito pelo contrário, suspeita-se que estava acompanhado do Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita.

“A sua presença torna a missão ainda mais estranha e enigmática” refere a ONG, pelo que apela a uma “investigação independente e aprofundada”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.