Angoche: Um morto e oito feridos pela PRM durante manifestação

Angoche: Um morto e oito feridos pela PRM durante manifestação

Um cidadão perdeu a vida e outros oito contraíram ferimentos em consequência de disparos indiscriminados realizados pela Polícia da República de Moçambique (PRM), no distrito de Angoche, província de Nampula, avançou uma fonte ao MZNews.

As vítimas são cidadãos simpatizantes do partido Renamo que participavam de uma manifestação alegórica com um caixão “feito com capulana da Frelimo”, refere o Boletim Eleitoral do Centro de Integridade Pública. O documento oferece outras descrições das vítimas, sem avançar casos de morte.

A caravana manifestante seguiu pela avenida principal de Angoche, e próximo das instalações do Governo Distrital.  A PRM teria dispersado a população e apreendido a alegoria fúnebre e a encaminhado para o Comando Distrital.

“Os manifestantes foram ao comando pedir a devolução do caixão. Não se sabe o que teria acontecido, mas houve um tumulto que resultou em baleamentos de quatro pessoas confirmadas”, refere o boletim.

A fonte do MZNews que foi confirmar as ocorrências aponta falta de preparo dos agentes da polícia para conter ânimos populares.

O jornal Ikweli conta a vivência de um cenário de guerra, com a população em polvorosa. Houve lançamento de gás lacrimogénio.

“Há pessoas que vão morrer. Há crianças a voltarem da escola. Conseguiram me atingir com gás lacrimogénio, eu só estava a voltar do serviço, não provoquei a ninguém”, disseram fontes do jornal.

O porta-voz da PRM em Nampula, Zacarias Nacute, disse que apenas foram atingidas quatro pessoas. A comitiva de imprensa não teve direito a perguntas. Foi só registar a versão da polícia. “Cinco cidadãos foram detidos por não obedecer às normas elementares na realização de manifestação”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.