A Amazon parece estar a considerar lançar o seu próprio navegador de Internet, com a hipótese a vir a público por via de um inquérito enviado pela gigante tecnológica aos utilizadores.
O inquérito incluia perguntas como: quais as características que “o convenceriam a descarregar e a experimentar” um “novo browser desktop/laptop da Amazon”?
O inquérito enumerou igualmente tópicos sobre privacidade, senhas de sincronização entre dispositivos, e características de compras.
“Queremos compreender o que os nossos clientes valorizam nos actuais browsers da web, e o que desejam que os browsers possam melhorar”, escreveu a Amazon no inquérito, segundo o portal Gizmodo.
A ideia da Amazon chega numa altura em que teria um impacto invulgar no negócio da publicidade. A indústria da publicidade está a preparar-se para uma mudança cataclísmica à medida que o Google se prepara para eliminar cookies de terceiros no Chrome, – o navegador web mais popular do mundo – o que iria rebaixar uma das principais formas de as empresas seguirem os consumidores em busca de anúncios.
A maioria das pessoas não pensa na Amazon como uma empresa de publicidade, mas está a arrecadar receitas de marketing surpreendentes. O negócio publicitário da Amazon rendeu quase 38 mil milhões de dólares em 2022, o que é mais do que o que ganhou na Prime e em todos os seus outros serviços de subscrição combinados.
Parte do que torna a Amazon tão atraente para os comerciantes é o facto de a empresa se sentar num tesouro de dados sobre o que os consumidores estão a comprar e como são os seus hábitos de compra. Se a Amazon pudesse fazer corresponder essa informação com a recolha de dados que vem de um navegador web, poderia influenciar as estatísticas da publicidade na Internet em favor do gigante do comércio a retalho.
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