A Alibaba e o International Trade Centre (ITC) lançaram a “Global Digital Trade Accelerator for MSMEs in Developing Countries”, no último sábado, durante a China International Import Expo (CIIE) 2021, em Xangai, China.
As partes pretendem apoiar as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) a reforçar a sua competitividade internacional, bem como contribuir para o desenvolvimento sustentável através de um uso consciente das oportunidades do comércio electrónico.
Segundo CEO da plataforma de comércio electrónico, Daniel Zhang, a pandemia impõe desafios ao comércio internacional, mas as dificuldades andam sempre com as oportunidades. Zhang, que falava numa videoconferência, reconhece as estratégias das empresas em explorar as possibilidades digitais para lidar com as adversidades. E, na sua perspectiva, o comércio digital tornou-se no principal catalisador da transformação comercial no mundo, estando já a reestruturar o quadro de desenvolvimento económico.
Na perspectiva da Directora do ITC, Pamela Coke-Hamilton, o comércio electrónico é um canal-chave para que as MPMEs de todo o mundo cresçam a um ritmo mais acelerado.
O projecto da parceria do ITC e do Alibaba vai abranger países em desenvolvimento de África, América Latina e Ásia, incluindo Bolívia, Colômbia, Etiópia, Moçambique e Myanmar, que operam nas indústrias alimentares, de bebidas e bens de consumo.
O ITC é a agência conjunta da Organização Mundial do Comércio e das Nações Unidas. Dedica-se totalmente a ligar as MPMEs aos mercados globais e está empenhada em trabalhar para a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, promovendo o comércio.
Alibaba.com é uma plataforma líder de comércio electrónico B2B (Business to Business) transfronteiriço com mais de 20 milhões de compradores de cerca de 190 países.