“Ainda estamos a saltitar na área do gás, mas depois vamos dar o pino”

“Ainda estamos a saltitar na área do gás, mas depois vamos dar o pino”

O Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, considerou, hoje, na Coreia do Sul, que Moçambique é, ainda, um novo player no sector do gás.

Falando em conferência de imprensa, referiu que, nessa posição em que o país se encontra, o melhor a fazer é colher experiências dos que estão mais avançados no processo de exploração dos recursos naturais.

“Para nós essa área do gás estamos a saltitar e então depois vamos dar pino à vontade porque seremos autónomos”, disse Nyusi, que participou da primeira cimeira Coreia-África.

Ainda assim, Filipe Nyusi disse que Moçambique continuou a defender o seu posicionamento sobre o que considera uma transicção energética justa.

“Nessa altura poderemos estar a discutir sobre as energias limpas e etc., considerando a diversidade dos recursos energéticos de que o país dispõe”, disse, no fim da visita àquele país.

​Na ocasião, o presidente disse que os encontros com o Governo coreano serviram para avaliar a possibilidade de mais investimentos nos projectos de Cabo Delgado, não obstante a insegurança armada. “Mas também, nos assumimos a nossa responsabilidade da segurança”.

O PR fez um balanço positivo dos encontros na Coreia do Sul, tendo definido como um encontro para a descoberta de oportunidades.

“Há experiências que queremos encomendar”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.