A Agriterra Ltd (AIM:AGTA), empresa agrícola africana listada na AIM, anunciou ontem que seus accionistas aprovaram a proposta de alienação de seu Negócio Agrícola de Moçambique e a mudança do nome da empresa para “PACSCo Limited”. As resoluções foram aprovadas em uma Assembleia Geral após um aviso emitido em 10 de Março de 2025.
A primeira resolução sobre a alienação foi aprovada quase unanimemente com 99,99% dos votos a favor. A segunda resolução para mudar o nome da empresa também recebeu um nível semelhante de apoio. O total de votos lançados para cada resolução foi exatamente 52.980.153, sem votos retidos.
A alienação do Negócio Agrícola de Moçambique fará com que a Chepstow, a contraparte na transacção, libere a Agriterra de suas obrigações relacionadas à Dívida CIL-AGTA, que esteve em aproximadamente 15,1 milhões de dólares nesta segunda-feira. A Chepstow também vai cobrir os custos de alienação de cerca de 80.000 libra, vai liquidar os credores comerciais pendentes da empresa estimados em 170.000 libras e vai fornecer à Agriterra até 750.000 libras como uma Facilidade de Capital de Giro.
A conclusão da alienação é esperada dentro de dois meses a partir de segunda-feira, durante os quais a Agriterra não vai administrar ou financiar o negócio agrícola em Moçambique ou terá direito ao seu fluxo de caixa. Se a alienação for concluída até 31 de Maio de 2025, o valor previsto da dívida CIL-AGTA será de aproximadamente 15,4 milhões dólares.
Após a alienação, a Agriterra operará como uma empresa de fachada de caixa da Regra 15 do AIM, com os diretores expressando esperança de oportunidades de oferecer melhores retornos aos acionistas.
A mudança de nome da empresa para “PACSCo Limited” será finalizada após a emissão de um certificado pelo Guernsey Registrar of Companies, esperado dentro de 14 dias após o envio do pedido. O mnemônico de exibição de instrumento negociável (TIDM) da empresa será alterado para “PACS” para refletir o novo nome. Mais anúncios serão feitos assim que a mudança de nome entrar em vigor.
Essa mudança estratégica faz parte dos esforços da Agriterra para reformular sua estrutura de negócios e se concentrar em oportunidades que podem oferecer melhores retornos aos seus investidores. (Clubofmozambique)
Deixe uma resposta