Activista critica postura de F. Nyusi por “humilhar” adido de imprensa da PR, Arsénio Henriques

Activista critica postura de F. Nyusi por “humilhar” adido de imprensa da PR, Arsénio Henriques

Por duas ocasiões, o adido de imprensa da Presidência da República (PR), Arsénio Henriques, viu o seu profissionalismo ser questionado, em público, pelo Presidente da República (PR), Filipe Nyusi.

Na primeira ocasião, enquanto o PR se arrumava para se dirigir a uma plateia e à Nação, no dia 4 de Outubro “Dia da Paz”, já na tribuna de discurso (pódio ou púlpito), em surdina, repreendeu o adido e o Ajudante de Campo (AdC/guarda-costas). O microfone estava ligado e foi possível ouvir Filipe Nyusi dizer “Pode tirar isto, pode tirar isto. Não se vê na… Você nunca faz o teu trabalho sabe!? Vocês nunca fazem o vosso trabalho”!

O segundo episódio ocorreu esta semana, aquando de uma reunião virtual entre o PR e embaixadores de Moçambique na diáspora. O evento foi transmitido, em directo, pela televisão. A dado momento, Nyusi se dirigiu para o adido de imprensa dizendo “Arsénio, deixe-me trabalhar…”.

Para o activista social e dos direitos humanos, Adriano Nuvunga, a postura de Filipe Nyusi não foi das melhores.

“Não fica bem, quando nós os mais velhos tratamos os mais novos desta maneira” disse, após elogiar o brio profissional de Arsénio Henriques, adido desde o primeiro mandato de Nyusi.

Nuvunga sugeriu que o PR enviasse o adido para fazer formações no exterior, “para ser melhor profissional”.

“Não é este país que queremos, onde os chefes grandes humilham, assim, em público, os seus colaboradores mais directos. É assim que começam os problemas”, disse.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.