No âmbito do Dia Mundial da Poupança, que se assinala no dia 31 de Outubro, o Access Bank Mozambique realizou acções de promoção de educação financeira junto de centenas de crianças em vários pontos do país.
Ao todo foram abrangidos cerca de 990 alunos da 4ª classe da Escola Primária Completa de Malhanpsene, na Província de Maputo; da Escola Primária Completa Amílcar Cabral, na Província de Manica; e da Escola Primária Completa de Heróis Moçambicanos, localizada na Província de Sofala.
Esta iniciativa teve como objetivo ensinar às crianças os princípios básicos sobre como poupar e lidar com o dinheiro, para que possam construir um futuro mais próspero na idade adulta. O Access Bank procura que os mais jovens tenham, assim, uma visão mais realista do dinheiro e uma noção das suas reais necessidades para que compreendam que, muita das vezes, têm que optar por fazer escolhas inteligentes.
Bruno Gaspar, Director da Comunicação Corporativa do Access Bank Mozambique, destaca a importância deste tipo de iniciativas.
“Através da introdução da disciplina financeira, os mais pequenos vão saber como gastar de forma controlada, como guardar dinheiro e como não fazer dívidas. Desde cedo vão pensar em formas de economizar, o que lhes vai permitir atingir as suas metas, sonhos e mais qualidade de vida”, afirmou aquele responsável.
Ao longo da sessão, que se fez acompanhar de um lanche, o Banco ofereceu mealheiros aos alunos com o objectivo de incentivar a poupança e mostrar que o processo de economizar pode ser uma atividade divertida.
Durante estas acções, o Banco aproveitou também para sensibilizar os docentes que, em conjunto com os pais dos alunos, podem ajudar neste processo através da implementação de estratégias básicas na escola e em casa, dando o exemplo e contribuindo assim para que os mais novos tenham um futuro mais promissor.
“É muito importante que este ensinamento seja feito de forma leve, adaptado à linguagem das crianças, para que consigam compreender melhor e aplicar o conceito de poupança no seu dia-a-dia”, reforçou ainda Bruno Gaspar.
Socialmente responsável, o Access Bank está atento às necessidades dos mais novos, reforçando assim o compromisso com a educação dos jovens moçambicanos.
Deixe uma resposta