No âmbito do reforço do seu compromisso com a Responsabilidade Social, o Access Bank Mozambique doou bens essenciais ao Centro de Reabilitação Nutricional Pfuka U Famba, na vila da Macia, província de Gaza. A acção foi desenvolvida em parceria com os colaboradores do Banco, familiares e amigos, e vai contribuir para reverter o cenário de subnutrição infantil moderada e severa em crianças apoiadas pelo Centro.
O donativo incluiu vários tipos de sementes para a horta do Centro, leite infantil e varinhas mágicas para a preparação de papas e sopas. Foram também entregues brinquedos.
O Pfuka U Famba acolhe e apoia crianças em estado de subnutrição moderada a severa. Além do fornecimento de leite e outros géneros alimentares, o centro aposta na capacitação das mães e cuidadores das crianças através de formações mensais e acompanhamento diário. As formações incluem a preparação de papas e sopas enriquecidas, o apoio à componente emocional da maternidade e a promoção da autosuficiência através da criação de pequenos negócios.
“No Access Bank, acreditamos que a Responsabilidade Social vai além de uma simples obrigação, é parte integrante da nossa missão. O Pfuka U Famba desempenha um papel fundamental na vida destas crianças e nós estamos gratos por podermos ajudar, proporcionando-lhes maior conforto, contribuindo para a sua saúde e recuperação”, afirmou Marco Abalroado, Administrador Delegado do Access Bank em Mozambique.
Todos os meses, o Pfuka U Famba acolhe cerca de 30 crianças subnutridas com menos de três anos de idade, encaminhadas pelo Centro de Saúde local. Ali, têm acesso a três refeições diárias, banhos e um espaço de lazer que promove o estímulo das suas capacidades.
Segundo a representante do Centro Pfuka U Famba, Joana Jordão, a doação chegou num momento crucial. “É um exemplo do impacto positivo que as empresas podem ter na sociedade. Agradecemos ao Access Bank e a todos os que contribuíram para melhorar a vida das crianças que atendemos diariamente”, disse aquela responsável.
“O apoio em sementes vai incrementar os nossos esforços no cultivo de alimentos específicos para combater, de forma sustentável, a subnutrição. Esperamos, igualmente, que este apoio permita ajudar mais crianças desta comunidade em situação similar ou mais grave”, acrescentou, ainda, Joana Jordão.
Sensível às causas socias, o Access Bank tem vindo a investir e apoiar projectos ligados ao desenvolvimento e bem-estar das comunidades onde opera.
Deixe uma resposta