As perspectivas económicas para Moçambique, segundo o Standard Bank, indicam para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) na ordem dos três por cento (3%).
No primeiro trimestre do ano o PIB deverá verificar um contracção, sendo que nos períodos posteriores a tendência será de melhorias.
A retoma da ‘estabilidade’ económica está dependente, em grande medida, do relaxamento da situação sócio-política e do progresso das reformas que promovam a melhoria do ambiente de negócios, conforme o economista chefe daquele banco.
Citado pelo Notícias, Flávio Mussá entende que as reformas constituem um pilar para impulsionar a economia, dado que o país lida com a redução do apoio externo e atrasos nos projectos de exploração de gás natural liquefeito.
As previsões do Standard Bank coincidem com as avançadas pelo Ministério das Finanças, que indicam o crescimento do PIB entre 2,9 e 3,0%, este ano.
A nova projecção do crescimento do PIB de até 3%, está abaixo da anterior projecção que apontava um crescimento de até 4,7%.
O Cenário Fiscal de Médio Prazo 2025-2027, divulgado em Junho do ano passado, previa um crescimento 5,5% para 2024 e 4,7% em 2025, depois de em 2023 ter atingido 5,0%.
Deixe uma resposta