Está desaparecido desde o dia 25 de Dezembro de 2024 um agente do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) de nome Dick Manhiça que se encontrava preso na Cadeia de Máxima Segurança, vulgo BO.
O seu paradeiro é desconhecido desde a “suposta” evasão em massa de mais de mil reclusos da Cadeia Centra e da B.O. a 25 de Dezembro de 2024. Na sequência, cerca de 104 reclusos nos dois estabelecimentos prisionais.
De acordo o Centro para Democracia e Direitos Humanos (CDD), no dia da evasão, Dick Manhiça informou ao irmão que estava a ser vítima de ameaça de morte. A chamada telefónica foi bruscamente interrompida, antes que pudesse fornecer mais detalhes.
“Nos dias que seguiram, os familiares tentaram visitá-lo na penitenciária, mas foram impedidos de o ver. Inicialmente, as autoridades informaram que Dick Manhiça ainda estava sob custódia e que, devido às medidas de segurança, as visitas estavam temporariamente suspensas. No entanto, com o passar do tempo e após insistentes tentativas de obter informações, os familiares foram surpreendidos com uma nova versão de que Dick Manhiça não se encontrava mais nas celas da penitenciária. O que mais alarmou a família foi o facto de o nome de Dick Manhiça constar na lista oficial de reclusos evadidos divulgada pelo Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP) no dia 31 de Dzembro. De acordo com o comunicado do SERNAP, Manhiça estaria entre os fugitivos” escreve o CDD.
Até ao momento, nenhuma explicação foi fornecida pelo SERNAP ou pelo Ministério do Interior sobre a localização de Manhiça. As circunstâncias obscuras que envolvem o seu desaparecimento reforçam suspeitas de que ele possa ter sido alvo de uma operação clandestina para eliminá-lo, devido às suas investigações sobre crimes envolvendo figuras influentes no país, notou a Organização da Sociedade Civil.
Deixe uma resposta