Porto de Maputo contribuiu com 46,8 milhões de dólares para os cofres do Estado em 2024

Porto de Maputo contribuiu com 46,8 milhões de dólares para os cofres do Estado em 2024

A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) anuncia o volume de carga manuseada em 2024, reportando um volume total de 30,9 milhões de toneladas movimentadas. Embora isto represente uma ligeira redução de 1% em relação a 2023, o Porto de Maputo continuou a mostrar resiliência e adaptabilidade face a desafios logísticos significativos.

As operações directas da MPDC demonstraram um crescimento robusto, movimentando 14,2 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 14% em relação ao ano anterior. Os volumes rodoviários registaram um crescimento significativo, com um aumento de 11% em termos anuais, passando de 9,5 milhões de toneladas para 10,7 milhões de toneladas. Os volumes ferroviários, que têm sido um foco crítico para a estratégia de sustentabilidade da MPDC, cresceram 7%, de 2,8 milhões de toneladas para 3,019 milhões de toneladas. Estes números sublinham a capacidade da MPDC em manter uma distribuição equilibrada dos modos de transporte, mesmo apesar dos constrangimentos logísticos.

A diminuição dos volumes totais (todos os terminais portuários do Porto de Maputo e Porto da Matola) deveu-se principalmente aos protestos pós-eleitorais e aos bloqueios rodoviários no corredor de Maputo, incluindo o encerramento da fronteira durante vários dias e ao condicionamento das operações fronteiriças e rodoviárias durante mais de um mês. O corredor ferroviário entre a África do Sul e Moçambique foi também afectado pelos protestos e bloqueios, a par de um descarrilamento em Outubro/Novembro, que levou ao encerramento da linha durante um mês.

“O Porto de Maputo enfrentou um último trimestre do ano desafiante, mas a resiliência da nossa equipa, juntamente com o nosso enfoque contínuo na diversificação e eficiência, permitiu-nos manter um forte desempenho operacional em geral. O crescimento das nossas operações directas e dos volumes de transporte é um testemunho deste esforço”, disse Osório Lucas, Director Executivo da MPDC.

Um destaque importante de 2024 foi o aumento das receitas resultantes para o Estado das taxas de concessão pagas ao Governo de Moçambique, que aumentaram 12% para US$ 46,8 milhões, em comparação com US$ 41,7 milhões em 2023. Isso reflecte o compromisso inabalável da MPDC em contribuir para o desenvolvimento económico de Moçambique.

Esta contribuição da MPDC exclui as receitas adicionais para o Estado, nomeadamente as provenientes dos impostos sobre os lucros e os dividendos ao seu accionista, os Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM).

Olhando para o futuro, 2025 assistirá ao início dos grandes projectos de expansão no Porto de Maputo, incluindo a tão esperada expansão do terminal de contentores e do terminal de carvão, ambos com início previsto para o primeiro semestre. Estes projectos são dois dos principais pilares da extensão da concessão concedida no início de 2024 e representam um investimento estratégico no crescimento futuro do porto, assegurando que este continua a ser um motor essencial do comércio e da logística na região.

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