A Administração Regional de Águas do Sul (ARA-Sul) adverte sobre o risco moderado para a ocorrência de inundações na Bacia de Maputo, sul de Moçambique.
Em comunicado que é citado pela AIM a ARA-Sul explica que o risco de inundações deve-se à forte precipitação registada a montante da bacia hidrográfica do rio Maputo, acima de 50 mm em 24 horas.
Por isso, regista-se o incremento significativo do volume de escoamento, superando o nível de alerta na fronteira oeste e podendo nas próximas 24 horas superar o nível de alerta na estação de Madubula.
Por isso, adverte a ARA-Sul, destacam-se entre os possíveis impactos a ocorrência de inundações nas zonas baixas do rio Maputo e em áreas agrícolas ao longo do rio, condicionamento da circulação rodoviária nos troços entre a localidade de Madubula e Posto Administrativo de Catuane, localidade de Madubula e a vila de Bela-Vista.
“Assim, a ARA-Sul, IP apela à sociedade para a tomada de medidas de precaução ao se fazerem ao rio Maputo, a retirada de pessoas e bens nas zonas baixas do rio sob o risco de serem arrastados pela força de água. Igualmente apela-se ao acompanhamento da informação hidrológica disseminada pelas entidades competentes”, lê-se no comunicado.
Deixe uma resposta