O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) emitiu ontem um comunicado informando sobre a evolução de um sistema de baixa pressão atmosférica no sudoeste do Oceano Índico.
Segundo o boletim, o sistema já se transformou em uma depressão tropical e tem potencial para evoluir para um ciclone tropical até 11 de Janeiro, próximo à costa leste de Madagáscar.
As projeções indicam que o ciclone poderá entrar no canal de Moçambique no dia 12 de Janeiro, trazendo ventos tempestuosos que poderão afetar a navegação marítima na região.
O INAM diz ainda que o sistema tem grande probabilidade de aproximar-se da costa moçambicana no dia 13 de Janeiro, atingindo as províncias de Nampula, Zambézia e Sofala.
Caso a previsão se confirme, o ciclone tropical poderá causar chuvas intensas, ventos fortes a muito fortes e trovoadas severas, potencialmente gerando danos significativos em infraestruturas, colheitas e habitações, além de colocar vidas em risco.
O INAM deverá emitir atualizações regulares sobre o fenômeno, e a próxima previsão detalhada está prevista para o dia 10 de Janeiro
Deixe uma resposta