Os transportadores ameaçam agravar a tarifa dos transportes públicos de passageiros caso a Agência Metropolitana de Maputo (AMT) não pague as dívidas existentes.
“Disseram que o dinheiro não chegava para pagar a todos os transportadores. E a nós que não pagaram e temos carros a trabalhar nas ruas? Vamos ter de agravar os preços, caso o dinheiro não saia. Parece que está claro que o dinheiro não vai sair” disse um dos transportadores.
A pretensão dos transportadores pode entrar em vigor já no próximo dia 20 de Janeiro.
“Eles disseram que até ao dia 20 de Janeiro vão nos dizer alguma coisa. Enquanto isso vamos traçar as nossas estratégias. Se não nos disseram algo satisfatório, vamos optar pela subida de preços” disse outro transportador citado pela TV Sucesso.
A AMT distancia-se desse propósito, e diz que pagou quase todas dívidas de 2024. Está a dever apenas valores referentes a dois meses.
“No compromisso do Governo com a FEMATRO todos os pagamentos estão sendo feitos em coordenação. Até ao mês de Outubro, nós pagamos aos semi-colectivos de 15 lugares. Também pagamos a dívida de Dezembro de 2022. Ficamos agora com dois meses e pensamos que neste Janeiro vamos pagar a dívida de Janeiro de 2023 e podemos terminar noutro mês” disse o representante da AMT.
Os transportadores dizem que os atrasos nos pagamentos das compensações colocam em causa o seu trabalho, e os valores têm disso aquém das expectativas.
Deixe uma resposta