As receitas de exportação de gás natural extraído em Moçambique foram de 901 milhões de dólares durante o primeiro semestre do presente ano, significando um crescimento em 33% em relação a igual período de 2023.
Os dados consta no Relatório Semestral da Balança de Pagamento e Posição de Investimento Internacional, publicado pelo Banco de Moçambique.
O relatório que é citado pelo “O País” indica que “o incremento nas receitas do gás natural é explicado pelo aumento do volume exportado, associado ao início da exploração e exportação do gás da área 4 da Bacia do Rovuma, num contexto em que, no mercado internacional, o preço médio baixou 28%”.
Simultaneamente, indica o mesmo relatório, houve registo de crescimento nas receitas de energia eléctrica, com uma produção de 349 milhões de dólares, um acréscimo de 68 milhões de dólares, quando comparado com o desempenho do primeiro semestre de 2023.
O documento aponta ainda um crescimento de 24% no sector da energia, resultante do incremento da produção e ajustes tarifários implementados pela empresa exportadora aos principais clientes no segundo semestre de 2023 e início de 2024.
Entretanto, ainda segundo o mesmo relatório, houve mau desempenho em alguns produtos, como, por exemplo, carvão mineral, que rendeu ao país 1025 milhões de dólares, menos 19,3% face a igual período de 2023.
A diminuição “deveu-se, principalmente, à queda em 32%, do preço médio no mercado internacional”, lê-se
Deixe uma resposta