Cabo Delgado/Terrorismo: Europa concede 20 milhões de euros para tropas ruandesas em Moçambique

Cabo Delgado/Terrorismo: Europa concede 20 milhões de euros para tropas ruandesas em Moçambique

O Conselho aprovou, ontem, um complemento de 20 milhões de euros para uma medida de assistência existente no âmbito do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, a fim de continuar a apoiar o destacamento das forças de defesa do Ruanda para a província de Cabo Delgado, em Moçambique.

Este apoio permitirá a aquisição de equipamento pessoal e cobrirá os custos relacionados com o transporte aéreo estratégico necessário para sustentar o destacamento ruandês em Cabo Delgado.

“A presença das tropas da Força de Defesa do Ruanda tem sido fundamental para fazer progressos e continua a ser fundamental, especialmente tendo em conta a recente retirada da Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Moçambique (SAMIM). Esta medida complementar é um testemunho do apoio da UE às “soluções africanas para os problemas africanos” e, como parte da luta global contra o terrorismo, servirá também os interesses da UE na região” disse Josep Borrell, alto representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança. 

O apoio adicional hoje adoptado complementa ainda mais a medida de assistência paralela no valor de 89 milhões de euros para as Forças Armadas moçambicanas anteriormente treinadas pela Missão de Formação da UE (EUTM) em Moçambique. (Texto: Concilium Europa)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.